A avaliação teve em conta múltiplos critérios, incluindo a excelência do serviço, a qualidade das infraestruturas, o design, a eficiência e o feedback dos clientes.

A marina destaca-se pela sua capacidade para 620 embarcações, incluindo superiates até 50 metros, e por um estaleiro equipado com o maior pórtico de elevação de embarcações em Portugal, com capacidade para 300 toneladas.

A oferta é complementada por uma área comercial, uma praia concessionada, uma piscina oceânica e uma unidade hoteleira de quatro estrelas, o que a torna um polo de lazer completo. O CEO da Marina de Portimão, João Machado da Silva, considerou o prémio um “testemunho da dedicação de todos os que contribuem para este projeto, mas também do potencial que Portimão e o Algarve têm para se afirmarem como destinos náuticos de eleição, capazes de competir ao mais alto nível internacional”. A distinção, juntamente com a certificação “SuperYacht Ready Marina”, reforça a sua posição como uma infraestrutura de classe mundial e um motor para o turismo de qualidade na região.