O projeto visa criar espaços polivalentes para apoiar associações e atividades comunitárias.

Numa aposta clara na coesão territorial e na revitalização do mundo rural, o município de Lamego está a desenvolver uma rede de equipamentos públicos nas freguesias de Valdigem, Cambres, Lalim e Britiande.

O presidente da Câmara, Francisco Lopes, fundamenta a iniciativa afirmando que “as freguesias rurais continuam a ter muito potencial e condições para que ali se possa viver”.

Estes novos centros cívicos são concebidos como “equipamentos polivalentes para dar apoio às associações e às atividades da freguesia”, sendo cada projeto “ajustado à especificidade da freguesia e às dinâmicas já existentes”.

O primeiro projeto já está em construção em Valdigem, com um investimento de mais de 1,1 milhões de euros, financiado pelo Norte 2030. Esta obra é particularmente simbólica, pois consiste na requalificação de uma “estrutura de betão que nunca teve qualquer função”, aproveitando um investimento realizado há mais de 20 anos e “dignificando o espaço e a zona envolvente”. Segue-se a criação do centro cívico de Cambres, com um investimento previsto de mais de 921 mil euros, cujo concurso público já está a decorrer. Este investimento estratégico visa criar novas dinâmicas sociais, culturais e económicas, oferecendo às populações rurais infraestruturas modernas que sirvam de ponto de encontro e de apoio ao associativismo local.