O projeto visa combater o isolamento e valorizar as memórias da população sénior, reforçando os laços comunitários.
Com uma periodicidade trimestral, o projeto entra numa nova fase, procurando ser ainda mais participativo e reforçar a ligação entre as instituições e a comunidade.
As próximas sessões, agendadas para 6 e 11 de novembro sob o mote “Contos e Cantares da Nossa Terra”, serão dedicadas ao São Martinho e contarão com a participação especial do reconhecido cantor de música tradicional, Augusto Canário. A presença do artista promete enriquecer a celebração, que reunirá cerca de 100 seniores para uma tarde de partilha onde não faltarão as castanhas assadas e a jeropiga.
A iniciativa destaca-se por ser mais do que um simples encontro; é um compromisso com a valorização humana e cultural, dando voz e visibilidade às histórias e tradições que moldam a identidade do território.
Em cada sessão, os grupos são desafiados a trazer uma história, um poema ou uma memória, incentivando uma maior interação.
Este projeto da autarquia cerveirense, em colaboração com as seis IPSS do concelho, é um exemplo de uma política de proximidade e inclusão social, promovendo o envelhecimento ativo e demonstrando que é possível envelhecer de forma “salutar, alegre, com conhecimento, com cultura, com participação social e bem-estar”.








