O programa é vasto e diversificado, com os tradicionais magustos a terem lugar nos dias 11, 16 e 20 de novembro, onde se servem “toneladas de castanhas assadas” e mais de “50 mil litros de vinho verde”. O feriado municipal, 11 de novembro, é marcado por uma Eucaristia Solene e pela Procissão em honra de São Martinho.
Durante quase duas semanas, a cidade transforma-se com carrosséis, música popular e a feira tradicional, que se estende por várias ruas.
O evento integra também iniciativas desportivas que já se tornaram parte da tradição, como a 27.ª Rota Motard de S. Martinho e o 4.º Passeio BTT “Sentir o São Martinho”.
Esta celebração não só preserva o património cultural e as tradições populares, como também funciona como um importante motor para a economia local, atraindo visitantes e dinamizando o comércio e a restauração.
A escala e a autenticidade do evento consolidam Penafiel como um destino obrigatório para quem procura vivenciar uma das mais genuínas festas populares do país, celebrando os sabores e a alegria do outono.









