O novo regulamento, criado por iniciativa da Câmara Municipal em colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, formaliza e expande o apoio a estes profissionais.

Os benefícios são vastos e abrangem diversas áreas da vida dos bombeiros e das suas famílias, como um reconhecimento pelo “imensurável valor da missão que desempenham”.

Entre as medidas incluem-se isenções em taxas municipais, apoios anuais para despesas de habitação ou arrendamento, reduções em taxas urbanísticas, acesso gratuito a piscinas municipais e eventos culturais, e prioridade para os seus filhos em programas de tempos livres.

O regulamento prevê ainda apoio jurídico, administrativo e psicológico em situações decorrentes do serviço, bem como um apoio monetário no ingresso na carreira.

Para serem elegíveis, os bombeiros dos Quadros de Comando e Ativo, com mais de um ano de serviço, devem prestar pelo menos 200 horas anuais de serviço operacional e formação. Esta iniciativa de São Brás de Alportel destaca-se por criar um quadro de apoio estruturado que vai além de gestos simbólicos, oferecendo um suporte concreto que valoriza o voluntariado e contribui para a estabilidade e bem-estar destes heróis locais.