A medida visa reconhecer e valorizar o serviço altruísta prestado pelos soldados da paz, reforçando o apoio institucional a quem protege a comunidade.

O novo Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais, criado por iniciativa da Câmara Municipal em colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, representa um passo significativo no reconhecimento do papel vital que estes operacionais desempenham na segurança e bem-estar da população. O documento abrange os elementos dos Quadros de Comando e Ativo, em situação de atividade ou inatividade por acidente ou doença decorrente do serviço, com mais de um ano de serviço efetivo. O pacote de benefícios é vasto e abrange diversas áreas da vida quotidiana.

Inclui reduções em tarifas de água, isenções em taxas municipais, apoios anuais para despesas de habitação ou arrendamento, e reduções em taxas urbanísticas.

Além disso, os bombeiros terão acesso gratuito a piscinas municipais e a eventos culturais promovidos pelo município.

O apoio estende-se também às suas famílias, com prioridade para os filhos em programas de tempos livres e a consideração do estatuto de bombeiro como fator de ponderação na atribuição de bolsas de estudo.

O regulamento prevê ainda apoio jurídico, administrativo e psicológico em situações relacionadas com o serviço, bem como um apoio monetário único no ingresso na carreira.

Em contrapartida, os beneficiários devem prestar, no mínimo, 200 horas anuais de serviço operacional e formação. Esta iniciativa de São Brás de Alportel constitui um exemplo de como o poder local pode, de forma concreta, agradecer e incentivar o voluntariado, garantindo melhores condições de vida para aqueles que, diariamente, colocam a sua própria vida ao serviço da comunidade.