Esta empreitada representa a quarta fase da Requalificação Ambiental das Margens do Rio Uíma, um projeto contínuo que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver para valorizar o património natural do concelho.
O novo percurso pedonal tem a particularidade de unir dois parques de lazer existentes, o Parque de Lazer da Várzea, em Pigeiros, e o Parque de Lazer de Nadais, em Escapães, criando um corredor verde contínuo para atividades ao ar livre. O traçado combina zonas em saibro com passadiços de madeira sobrelevados, especialmente nas áreas mais húmidas e de leito de cheia, garantindo uma experiência segura e harmoniosa com o meio envolvente. Para além do percurso, o projeto contempla a criação de espaços de estadia e descanso, equipados com mobiliário urbano, e duas novas zonas de estacionamento para facilitar o acesso.
O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, destaca que esta nova fase “vai permitir requalificar as margens do rio e criar percursos acessíveis que conciliam natureza, bem-estar e inclusão”. O autarca reforça a ambição de que todos, “as famílias, as crianças, os seniores ou as pessoas com mobilidade reduzida, possam usufruir do Rio Uíma, em segurança”.
Para garantir a manutenção e conservação dos passadiços, a autarquia irá disponibilizar uma brigada dedicada.
Financiado pelo programa Norte 2030, o projeto reforça a estratégia municipal de promoção da mobilidade suave e da criação de espaços verdes acessíveis a todos.









