Este ano, 16 mestres da arte da imobilidade irão interpretar uma diversidade de personagens, inspiradas em temas que vão desde o presépio vivo a figuras históricas, referências literárias e profissões tradicionais.

As performances estarão distribuídas por diferentes quadros artísticos, criando um percurso que convida à descoberta e à contemplação.

A interação com o público é um dos pontos fortes da iniciativa, que, como é tradição, convida os visitantes a votar na sua estátua favorita para a atribuição do Prémio do Público. Em paralelo, um júri especializado entregará o Prémio do Júri, distinguindo a excelência técnica e criativa dos artistas.

O Município de Lagoa sublinha que o evento pretende "valorizar e promover a criação artística numa forma performativa singular", ao mesmo tempo que contribui para "dinamizar o centro da cidade e o comércio local durante a quadra natalícia".

Com entrada livre, o festival é um convite aberto à comunidade e aos visitantes para viverem uma experiência cultural única que combina tradição, arte e espírito natalício.