A campanha é promovida pelo Município do Porto, através da Polícia Municipal, em conjunto com a Federação Académica do Porto (FAP) e estudantes da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico e da Universidade Católica.
Cerca de 500 voluntários são esperados para percorrer a zona entre a Praça General Humberto Delgado e a Praça de Gomes Teixeira, incluindo as artérias envolventes, recolhendo beatas e promovendo comportamentos mais responsáveis junto da comunidade. A ação de Policiamento Comunitário pretende alertar para o facto de as pontas de cigarro serem um dos resíduos mais poluentes e frequentemente descartados de forma incorreta no espaço público.
A iniciativa contará com a presença de vários membros do executivo municipal, incluindo a vice-presidente Catarina Araújo, responsável pelo pelouro do Ambiente, e os vereadores Gabriela Queiroz e Rodrigo Passos, com as tutelas da Saúde e Juventude, respetivamente, além da comandante da Polícia Municipal, Liliana Marinho.
Este evento colaborativo destaca o papel dos jovens e das instituições na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, transformando uma data de sensibilização numa ação prática com impacto visível.













