O projeto, intitulado "Bairro do Coração", recompensa os consumidores com pontos, chamados "Corações", por cada compra efetuada nas lojas aderentes.

Inserido no programa Bairros Comerciais Digitais e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um investimento superior a um milhão de euros, este projeto representa um passo significativo na modernização do comércio tradicional.

A aplicação permite que os "Corações" acumulados sejam trocados por experiências, descontos e vantagens exclusivas nos estabelecimentos aderentes e em equipamentos municipais.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre, esta plataforma comunitária visa "aproveitar a tecnologia, atualizando o comércio, mas tendo por base a nossa identidade".

O autarca destacou que "este é o clique que fará a diferença na dinamização, promoção e valorização do centro histórico".

Além do sistema de recompensas, a "Viana Pocket" funciona como uma montra digital, permitindo aos utilizadores descobrir lojas, produtos e eventos.

A adesão tem sido positiva, com 47% dos 136 comércios do centro histórico já a participarem.

O projeto prevê ainda a instalação de infraestruturas tecnológicas como Wi-Fi, 5G, montras digitais e cacifos inteligentes, com a implementação total prevista até março de 2026, prazo alargado pela Direção-Geral das Atividades Económicas para garantir a execução integral das ações previstas no PRR.