Divididos em grupos, os estudantes percorreram artérias como a Rua dos Clérigos, recolhendo milhares de beatas que se acumulavam nos passeios e entre os paralelos.
A ação serviu não só para limpar o espaço público, mas também para sensibilizar a população para o impacto negativo deste resíduo, considerado "o lixo mais descartado do mundo".
A comandante da Polícia Municipal, Liliana Marinho, presente na iniciativa, salientou que, embora deitar pontas de cigarro para o chão seja uma contraordenação, a aposta tem sido na sensibilização em vez da aplicação de multas. A vice-presidente da autarquia, Catarina Araújo, reforçou a importância de "envolver os jovens desde o início" para o sucesso de campanhas de literacia ambiental. A adesão massiva dos estudantes, que encheram mais de 10 sacos com beatas, foi elogiada como um exemplo de participação ativa e um sinal de que a juventude está empenhada em cuidar da sua cidade, transformando uma campanha de sensibilização num impacto visível e positivo no espaço urbano.














