Afonso encontra-se internado no Centro Materno-Infantil do Norte, no Porto, e a sua condição, que se traduz em níveis reduzidos de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, deixa-o vulnerável a anemia, infeções e hemorragias. Uma vez que não foi encontrado um dador compatível no seio da família, a esperança reside agora no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea. Para aumentar as probabilidades de encontrar um dador, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) promoveu ações de recolha em várias localidades. O pai do jovem, Ricardo Ferreira, fez um apelo público para a divulgação das campanhas, sublinhando a urgência da situação. A mobilização da comunidade reflete-se no lema da campanha em Santarém: “Hoje, o Afonso… Amanhã um de nós”, que apela à consciência cívica e à importância da dádiva. As colheitas, abertas a todos os interessados, representam um gesto de esperança para Afonso e a sua família, evidenciando o poder da ação coletiva em momentos de adversidade.
Comunidades Mobilizam-se para Encontrar Dador de Medula Óssea para Afonso
Uma onda de solidariedade mobiliza várias cidades para ajudar Afonso, um jovem de 12 anos diagnosticado com aplasia medular que necessita urgentemente de um transplante de medula óssea. Campanhas de recolha de potenciais dadores foram organizadas em Vizela, Guimarães e Santarém, demonstrando um forte espírito comunitário em prol de uma causa vital.



Artigos
3
Já no dia 1 de janeiro, a rede da STCP "funcionará de acordo com os horários habituais de domingos e feriados"

O ano de 2025 ficará gravado na memória coletiva do concelho de Águeda como um tempo de luto sentido e partilhado. Ao longo de vários meses, a comunidade viu partir homens que, em áreas distintas, ajudaram a construir o território, a fortalecer instituições e a dar rosto à vida pública local. Empresários, jornalistas, autarcas, professores, […]

Em Lisboa, a Praça do Comércio volta a ser o epicentro da noite da passagem de ano. A poucas horas do momento, a TVI apresenta o plano das festas da capital para a última noite do ano, assim como os alertas das autoridades.

Neste episódio de "A Minha Rua" vamos até a Braga, com cinco paragens obrigatórias. Para nos guiar pelo centro histórico, seguimos com um anfitrião que nasceu e vive na cidade, e que já trouxe muitas alegrias às gentes de Braga.







