Estas ações refletem um forte espírito comunitário e a mobilização de voluntários e comerciantes para garantir que ninguém seja esquecido.
Em Vila do Conde, a Associação Desportiva de Árvore Forças Seguranças Unidas organiza mais uma edição da sua tradicional campanha “Cabazes Solidários”.
A iniciativa convida todos os estabelecimentos comerciais e clubes da cidade a participarem, disponibilizando caixas identificadas para a recolha de bens alimentares não perecíveis.
Os donativos, recolhidos até 19 de dezembro, serão posteriormente organizados em cabazes e distribuídos por famílias carenciadas de diferentes freguesias do concelho, com o apoio dos voluntários da associação.
A organização apela à participação de todos, sublinhando que “juntos, podemos fazer a diferença” para que nesta época natalícia ninguém fique esquecido.
Este espírito de entreajuda é partilhado por outras organizações, como o núcleo da Refood em Santarém. Apesar de enfrentar dificuldades, como um recente ato de vandalismo que interrompeu a distribuição e a necessidade urgente de uma nova sede, a Refood continua a sua missão de combater o desperdício alimentar e apoiar centenas de famílias e pessoas em situação de sem-abrigo.
Estas ações demonstram a resiliência e a importância do trabalho voluntário e da solidariedade comunitária para responder às necessidades dos mais vulneráveis, especialmente numa quadra de grande simbolismo.














