A distinção, na categoria “Boa Prática Individual”, reconhece o trabalho do município na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível local.
O anúncio foi feito durante a conferência anual da Plataforma ODSlocal, um evento que reúne autarcas, investigadores e sociedade civil para partilhar avanços na concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas.
O prémio destaca o Centro Ambiental como um “exemplo de educação, envolvimento comunitário e práticas sustentáveis”.
A Plataforma ODSlocal, que resulta de uma parceria entre entidades como o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), visa mapear e promover iniciativas que contribuem para os ODS em todo o país.
No caso de Loulé, já se encontram identificadas 174 boas práticas municipais e 106 projetos locais, demonstrando um forte compromisso do concelho com a sustentabilidade.
A distinção do Centro Ambiental valida o esforço do município em criar estruturas que não só respondem a desafios ambientais, mas que também envolvem ativamente a comunidade na construção de um futuro mais sustentável. O município reafirmou que continua a “trabalhar em conjunto para responder às necessidades do presente e aos desafios do futuro, com o foco nas pessoas e no território”.














