O autarca reencontrou, de forma inesperada, os dois médicos que lhe prestaram socorro e salvaram a vida após um grave acidente ocorrido em 1988, quando tinha apenas cinco anos.

Durante a visita, o médico Luís Maia da Silva, responsável por uma das áreas do hospital, abordou o presidente e revelou a ligação que os unia.

Em 1988, ele e o seu colega Joaquim Pedroso da Costa, que também trabalha atualmente na CUF Santarém, foram os primeiros médicos a sair do Hospital Distrital de Santarém para prestar socorro no local de um acidente. Tratava-se do despiste de um trator onde seguia o jovem João Leite com o seu pai, tendo o então menino ficado encarcerado.

Esta intervenção no terreno foi pioneira e é considerada um dos embriões do que viria a ser a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Visivelmente emocionado com a revelação, João Teixeira Leite agradeceu aos clínicos pelo seu ato, que descreveu como fundamental para a sua sobrevivência.

O reencontro, quase quatro décadas depois, proporcionou uma história de gratidão e destacou o impacto duradouro do trabalho dos profissionais de saúde na vida da comunidade.