As inscrições para outras farmácias da região continuam abertas, demonstrando uma aposta clara na descentralização da resposta de emergência e no fortalecimento da resiliência da comunidade.
Projeto NUMAPLUS Capacita Farmácias do Algarve em Suporte Básico de Vida
O Algarve Biomedical Center (ABC) iniciou as primeiras formações certificadas em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo (SBV-DAE), dirigidas a farmácias da região. A iniciativa, integrada no projeto NUMAPLUS, visa criar uma rede de resposta rápida a emergências cardiovasculares, transformando as farmácias em pontos estratégicos de socorro. O projeto, cofinanciado pela União Europeia, resulta de uma parceria entre o ABC, a Universidade do Algarve (UAlg), a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSAlg) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O seu principal objetivo é tornar o Algarve uma região “cardio-segura”, capacitando profissionais que estão na linha da frente do contacto com a comunidade para atuarem em casos de paragem cardiorrespiratória. As primeiras ações de formação decorreram em Loulé, envolvendo colaboradores de farmácias de Faro, Almancil e Alcantarilha, bem como profissionais de saúde da ULS Algarve. O programa é totalmente gratuito para as farmácias aderentes, incluindo não só a formação certificada em SBV-DAE, mas também a instalação de um Desfibrilhador Automático Externo e o respetivo programa de manutenção. Com esta capacitação, as farmácias tornam-se pontos de proximidade preparados para prestar apoio imediato, aumentando a probabilidade de sobrevivência em situações críticas.

Artigos
2
“É o primeiro orçamento depois de o município sair do Plano de Ajustamento Municipal (PAM)”, lembra o presidente da Câmara, João Grilo, acrescentando que o documento ““responde às exigências do funcionamento normal da autarquia, do apoio à população, bem como à continuação da redução do endividamento”, estando prevista uma diminuição da dívida na ordem dos […] O conteúdo Câmara de Alandroal reforça investimento e reduz impostos em 2026 aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Entrevista exclusiva com Maria das Dores Meira. A presidente da Câmara Municipal de Setúbal falou sobre a auditoria às contas do município e as dívidas do Estado-Central, sobre a segurança na cidade e explica como os novos empreendimentos vão dar "uma nova centralidade a Setúbal". Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Auditoria, dívidas do Estado e empreendimentos de luxo em Setúbal | Entrevista a Maria das Dores Meira

A Junta de Freguesia de Fermentelos informou que a nova ATM (caixa multibanco), instalada recentemente no edifício da autarquia, já se encontra em pleno funcionamento. Com esta ativação, passam a estar disponíveis duas caixas multibanco em Fermentelos, reforçando o acesso da população a serviços bancários essenciais e melhorando a comodidade no dia a dia dos […]

Este é o primeiro orçamento do mandato apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, que sublinha tratar-se de um documento assumido com responsabilidade institucional e compromisso com…





