Em Guimarães, a Câmara Municipal está a distribuir gratuitamente pinheiros a munícipes e instituições, que podem ser levantados no Horto Municipal.
A autarquia explica que esta ação visa “proteger o património florestal, evitando o corte descontrolado de árvores jovens”. As árvores disponibilizadas foram colhidas de forma “controlada”, em conformidade com as normas técnicas, resultando de operações de desbaste que são necessárias para uma “gestão responsável e sustentável da floresta vimaranense”. Esta iniciativa conta com a colaboração da Direção-Geral de Florestas.
Em Braga, a iniciativa “Ambiente Solidário” propõe uma troca: um pinheiro natural por um bem alimentar.
Os bens recolhidos destinam-se a famílias carenciadas, apoiadas por instituições locais.
Tal como em Guimarães, os pinheiros provêm de desbastes florestais necessários para a limpeza de terrenos e prevenção de incêndios. A campanha decorre na Avenida Central e na Quinta Pedagógica de Braga.
Estas ações demonstram uma crescente consciência ambiental por parte dos municípios, que transformam uma prática de gestão florestal numa oportunidade para promover um Natal mais ecológico. Ao mesmo tempo, a vertente solidária de Braga acrescenta um valor social à iniciativa, mobilizando os cidadãos para uma dupla causa: a proteção do ambiente e o apoio a quem mais precisa.












