O projeto, que já vai na sua segunda edição, envolveu 228 voluntários, incluindo participantes individuais e cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A Câmara Municipal disponibilizou 129 novelos de lã para a confeção dos quadrados.

O presidente da autarquia, Rui Sampaio, explicou que a árvore é construída “através de encontros semanais que visam combater o isolamento e fortalecer os laços sociais”, bem como promover “o envelhecimento activo, digno e saudável”.

Este ano, o objetivo é aumentar a dimensão da árvore de 7,5 para 8,5 metros. A inauguração da Árvore de Natal Comunitária “Quadrados Solidários” está marcada para 5 de dezembro, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira. Integrado no Movimento Municípios pela Paz, o projeto estende-se a outras freguesias, com a criação de uma mini réplica na aldeia de Cortes. A iniciativa demonstra a força do espírito comunitário em Góis, transformando uma tradição natalícia numa poderosa ferramenta de coesão social e valorização intergeracional, envolvendo centenas de mãos num esforço coletivo que aquece a quadra festiva.