A ação visou incentivar comportamentos cívicos e garantir o respeito pela livre circulação de todos os cidadãos.
A campanha, organizada pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, procurou alertar os condutores para a importância de não obstruir acessos e de respeitar os espaços destinados a pessoas com mobilidade reduzida.
A iniciativa contou com uma forte componente pedagógica, envolvendo ativamente alunos da Escola EB 2,3 das Taipas e utentes da CERCIGUI.
Com o apoio de entidades como o Centro de Vida Independente, a Polícia Municipal, a PSP e a GNR, os participantes percorreram as ruas, onde realizaram uma ação simbólica: atribuíram “multas simbólicas” a veículos que desrespeitavam as regras de acessibilidade e, em contrapartida, entregaram “estrelas douradas” aos “condutores 5 estrelas”, destacando os bons exemplos de civismo. A autarquia refere que a campanha reforça o “compromisso municipal com a acessibilidade, a inclusão e o respeito pelos direitos das pessoas com deficiência”, sublinhando a necessidade de promover a autonomia e a vida independente.
Com esta ação, Guimarães reafirma a sua aposta na construção de uma “cidade mais humana, acessível e inclusiva, onde todos têm lugar e direito à plena participação”.










