Programa de Voluntariado de Braga 25 Vence Troféu Nacional de Inovação
O Programa de Voluntariado da Capital Portuguesa da Cultura – Braga 25 foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado na categoria Inovação. O prémio, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, reconhece o modelo de envolvimento cívico na programação cultural da cidade. Este reconhecimento nacional valida a estratégia de Braga 25 de ir além da mera apresentação de eventos culturais, apostando na participação ativa da comunidade como um pilar central do projeto. A colaboração entre a equipa da Capital da Cultura e a estrutura municipal de voluntariado, Braga Voluntária, permitiu criar um programa que aproxima os cidadãos dos processos criativos e da organização de atividades culturais, transformando-os de espetadores em participantes. A vereadora Hortense Santos descreveu o momento como "um ano de consolidação e reconhecimento do trabalho realizado", considerando o voluntariado "um eixo essencial de participação". O prémio na categoria de Inovação sugere que o modelo de Braga é visto como uma referência, destacando-se pela forma como integra o voluntariado no setor cultural. A integração prevista dos cerca de 100 voluntários da Braga 25 na estrutura municipal permanente, que já conta com mais de 300 inscritos, assegura um legado duradouro, transformando o impulso de um evento temporário numa capacidade cívica instalada. Esta distinção, juntamente com outros galardões como o de "Autarquia Voluntária", solidifica a imagem de Braga como uma cidade que valoriza e fomenta a cidadania ativa.
Artigos
2
A Vila de Prado, no concelho de Vila Verde, prepara-se para receber mais uma edição do tradicional “Mergulho no Cávado – 1.º Domingo do Ano”, marcado para o próximo dia 4 de janeiro, às 11h15. O evento terá como cenário a beleza natural da Praia Fluvial do Faial, ponto de encontro habitual desta iniciativa que […] O conteúdo Vila de Prado prepara o tradicional “Mergulho no Cávado – 1.º Domingo do Ano” aparece primeiro em Semanário VOX.

Através de um comunicado de imprensa, a Câmara Municipal do Funchal dá conta que a partir de 1 de Janeiro de 2026 a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, localizada na zona dos Viveiros, passará a ter um novo horário de funcionamento. Assim, de segunda a sexta-feira estará em funcionamento das 8 às 22 horas, nos sábados das 8 às 15 horas e estará encerrada aos domingos e feriados.

O Município de Miranda do Corvo considera o sistema MetroBus uma infra-estrutura estratégica para o território e para as populações que, durante mais de quinze anos, ficaram privadas de uma solução de mobilidade estruturante após a retirada da linha ferroviária. Contudo, a autarquia alerta que o actual funcionamento do serviço não está a responder às […]

A Fogueira de Natal voltou a realizar-se no Largo das Neves, no passado dia 27 de dezembro, reunindo mais de 1500 pessoas ao longo da noite e assinalando o regresso de uma iniciativa de forte significado comunitário para as freguesias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe. A elevada participação confirmou a importância da recuperação […] O conteúdo Fogueira de Natal reuniu mais de 1500 pessoas no Largo das Neves aparece primeiro em Altominho.tv.


