A iniciativa, que coloca nas mãos dos clientes a decisão de que causas apoiar, demonstra o impacto da responsabilidade social empresarial quando aliada à participação cívica local. Através deste programa, cada loja Pingo Doce participante apoia, com um donativo de até 1000 euros, uma causa local que promova um impacto positivo na sua comunidade.

Os projetos são propostos por instituições e vizinhos, e posteriormente votados pelos clientes.

A diversidade das causas vencedoras reflete as necessidades específicas de cada bairro, abrangendo áreas como saúde, apoio social, educação, ambiente e causa animal.

No distrito de Setúbal, por exemplo, foram apoiados 33 projetos. Em Viana do Castelo, os clientes elegeram 9 causas, incluindo a aquisição de cadeiras de rodas para idosos e a renovação de um campo escolar. No distrito de Santarém, foram 21 os projetos vencedores, enquanto no Porto o apoio chegou a 80 iniciativas.

Desde o seu início em 2019, o programa já apoiou mais de 2.400 causas, num investimento total de cerca de 2 milhões de euros. Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável do Pingo Doce, destacou o “profundo sentimento de gratidão” pelo envolvimento dos clientes, que “todos os anos se unem a nós para apoiar as causas que dão vida às suas comunidades”. O sucesso do "Bairro Feliz" reside na sua capacidade de capacitar os bairros, permitindo que os próprios residentes identifiquem e financiem soluções para os seus problemas, fomentando um sentimento de pertença e orgulho local.