Este valor representa um apoio crucial para a autonomia financeira e a capacidade operacional da corporação.

O montante angariado, que superou as expectativas, é vital para a sustentabilidade da Associação Humanitária. Carlos Gouveia, presidente da associação, sublinhou a importância deste apoio: “Este apoio é muito importante para nós para termos alguma autonomia financeira.

Sem isso não era possível termos bons equipamentos, estarmos permanentemente no socorro à população”.

O comandante Nelson Cruz reforçou que a iniciativa “simboliza também a proximidade da população com os bombeiros, um reconhecimento do trabalho que os bombeiros fazem”.

A verba resulta de contribuições de várias freguesias, da Câmara Municipal (26.906,25 euros) e até do próprio corpo de bombeiros, que doou 13.747,50 euros de parte das suas remunerações do dispositivo de combate a incêndios. A freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório foi a que mais contribuiu, com 43.010,25 euros.

Autarcas como Vitor Marques, presidente da Câmara, elogiaram a “generosidade da nossa população”, considerando-a um “reconhecimento para com os bombeiros”. A cerimónia de entrega dos cheques contou com a presença da cantora Rebeca, que habitualmente apoia a corporação, e culminou num lanche-convívio, selando a forte ligação entre os soldados da paz e a comunidade que servem.