Esta nomeação, que sucede a cidades como Mechelen e Trento, posiciona a Maia como um exemplo inspirador a nível europeu. A distinção, atribuída pelo Centro Europeu do Voluntariado (CEV), surge um ano após a Maia ter sido Capital Portuguesa do Voluntariado, consolidando a sua reputação como um território que valoriza a cidadania ativa. O Júri Europeu destacou o projeto maiato como um modelo de como o voluntariado pode fomentar a inclusão, a diversidade e a coesão social. Um "detalhe diferenciador" do programa da Maia é a inclusão de crianças e jovens no trabalho voluntário através de oficinas escolares, com o objetivo de incutir estes valores desde cedo. A vice-presidente da Câmara, Emília Santos, descreveu o voluntariado como um "bem comum" e um "recurso estratégico para o futuro e um pilar essencial de comunidades mais humanas, participativas e resilientes". A autarquia pretende colaborar com outras cidades europeias para partilhar a sua visão do voluntariado como uma "força transformadora e um motor de mudança social". Atualmente, o centro de voluntários da Maia conta com mais de 800 inscritos e colabora com cerca de 2.000 entidades promotoras.
Maia Distinguida como Capital Europeia do Voluntariado 2026
O município da Maia foi oficialmente distinguido com o título de Capital Europeia do Voluntariado 2026, um reconhecimento que premeia o seu trabalho "consistente e inovador" na promoção da inclusão e participação cívica.


Artigos
2
Há um ritual que se cumpre apenas uma vez por ano em Santa Maria da Feira: o acender do forno de lenha do Castelo para cozer fogaças, ícone da gastronomia feirense. Este momento acontece no âmbito da Mostra de Fabrico da Fogaça, marcada para o próximo 9 de janeiro, às 21h00, integrada no programa da […] O conteúdo Mostra de Fabrico da Fogaça aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A Oficina da Criança foi inaugurada pelo Município de Mora no primeiro dia do OTL de Natal, num momento marcado pela participação ativa das crianças, que foram as primeiras a utilizar o novo espaço criado no concelho. Desde o arranque, os mais novos assumiram um papel central na abertura da Oficina da Criança, dando vida […]

A antiga gare rodoviária de Setúbal vai dar lugar a um novo empreendimento com 41 apartamentos e comércio no centro da cidade. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Antiga gare dá lugar a novo bairro residencial em Setúbal

https://maisribatejo.pt/feed/ Houve um tempo em que os jornais regionais se faziam a pé, de porta em porta, entre a lama e o sol. Hoje, a tecnologia promete o futuro, mas as novas leis parecem desenhadas para nos enterrar no passado. Entre a “cultura da borla” e um Estado que subsidia o papel enquanto ignora o digital, quem resta para contar a história da nossa terra? Esta é uma reflexão sobre a resistência e o perigo real de ficarmos todos mudos. Nos jornais do interior, a sobrevivência foi sempre um acto de resistência. As receitas mal chegavam para cobrir a impressão e O conteúdo A Morte do Jornalismo de Proximidade: Do Porta a Porta à Cultura da Borla aparece primeiro em Mais Ribatejo.


