O gesto solidário, que ascendeu a 5.104 euros, representa um apoio fundamental e um gesto "sem precedentes" para a corporação.
O empresário Filipe António, proprietário da Churrasqueira Pátio de Ourique, cobriu o custo de 440 refeições consumidas pelos operacionais entre junho e setembro de 2025. Durante este período, os bombeiros de serviço no DECIR tinham de custear as suas próprias refeições.
Residente em Ourique há 13 anos e ex-bombeiro, Filipe António justificou a sua ação como um ato de pura generosidade: "É um gesto a troco de nada, tão somente da minha total disponibilidade para ajudar quem serve uma causa nobre".
No ano anterior, o empresário já tinha feito uma doação semelhante no valor de 4.788 euros.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Batista, expressou a sua gratidão, afirmando que "as palavras são sempre poucas para agradecer" um gesto que alivia significativamente os cofres da instituição. Este apoio individual complementa o financiamento do Município de Ourique, que assumiu o pagamento das refeições dos operacionais durante os fins de semana e feriados do mesmo período.








