Esta iniciativa comunitária não só embeleza as sete localidades da freguesia, como também demonstra o espírito ativo e participativo da população sénior. A cerimónia de instalação da primeira árvore, no exterior da Junta de Freguesia, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Carmona, e do presidente da Junta, Vítor de Oliveira, que apoiaram a iniciativa. O projeto é um testemunho do dinamismo do Centro de Convívio, que abriu em 2021 num esforço conjunto entre a autarquia e a junta para dar uma resposta de apoio à população após o encerramento de outro centro de dia. Instalado na antiga escola primária da aldeia, o espaço tornou-se um polo de atividade e socialização para os mais velhos.

A criação das árvores de Natal é um exemplo claro do impacto positivo destas estruturas na promoção do envelhecimento ativo e no combate ao isolamento.

Ao transformarem as ruas com a sua criatividade, estes utentes não só espalham o espírito natalício, como também reforçam o seu sentimento de pertença e o seu papel ativo na comunidade, mostrando que a idade não é um impedimento para contribuir de forma significativa para a vida coletiva.