Esta medida, enquadrada nas políticas municipais de apoio social, demonstra o compromisso contínuo da autarquia com as populações mais carenciadas. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, sublinhou a importância da ação, afirmando que “o Natal é, por excelência, uma altura de partilha e solidariedade, naturalmente a Câmara Municipal, que está ao lado da população mais carenciada durante todo o ano, contribui também para ajudar a tornar a noite de consoada mais feliz”.

Cada cabaz foi composto por um conjunto de bens alimentares essenciais e produtos tradicionalmente associados à época festiva, como bacalhau, bolo-rei, azeite, açúcar, aletria, leite, entre outros.

A distribuição foi organizada para chegar diretamente às famílias sinalizadas, atenuando o impacto das dificuldades económicas sentidas por estes agregados.

A escala da operação, que abrange 1400 famílias, destaca-se como uma ação de grande impacto social, refletindo a prioridade dada pela autarquia à coesão e ao apoio comunitário, especialmente numa época de elevado simbolismo como o Natal.