A iniciativa capacita os munícipes a decidirem sobre investimentos diretos nas suas comunidades, reforçando a cidadania ativa.

Na edição de 2025, foram selecionados quatro projetos de um total de 15 propostas, após uma votação que registou 1.296 votos de residentes, trabalhadores e estudantes do concelho com idade a partir dos 14 anos. Com um orçamento global de 300 mil euros, e um teto de 75 mil euros por projeto, as iniciativas vencedoras abrangem diversas áreas: a “Modernização e melhoria da sede da Sociedade Recreativa Colense”; o projeto de valorização patrimonial “Preservar o Passado e Cuidar do Presente” em São Teotónio; a criação da “Via Pedonal para o Cemitério da Boavista dos Pinheiros”; e a instalação de uma cobertura para criar sombra numa zona desportiva em Vila Nova de Milfontes, intitulada “Desporto com Sombras”. Desde a sua implementação em 2011, o OP de Odemira já viabilizou 58 projetos, num investimento total superior a 5 milhões de euros.

Esta ferramenta de governação local promove a proximidade, a transparência e a oportunidade, permitindo que a comunidade responda diretamente às suas necessidades, desde equipamentos culturais e desportivos a melhorias no espaço público.