O acordo foi celebrado por Donald Trump na sua plataforma Truth Social como "um acordo gigante, talvez o maior já alcançado", sublinhando que irá criar "milhares de empregos" e promover a abertura do mercado japonês a produtos norte-americanos, incluindo "carros, camiões, arroz e outros produtos agrícolas". O anúncio foi feito na véspera de uma cimeira em Tóquio entre líderes da União Europeia e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e antes do prazo de 1 de agosto, data a partir da qual a administração Trump ameaçava impor as tarifas mais elevadas. Em resposta, Ishiba saudou o entendimento, destacando que o Japão foi "o primeiro país a obter uma redução das sobretaxas [dos EUA] sobre os automóveis, sem limites nem restrições de volume", embora tenha ressalvado que ainda precisava de "analisar o conteúdo" detalhado do pacto. No entanto, o acordo não abrange todos os setores; as sobretaxas de 50% sobre as importações de aço e alumínio japoneses mantêm-se em vigor, um ponto confirmado pelo negociador japonês Ryosei Akazawa. A manutenção destas tarifas específicas indica que, apesar do avanço significativo, persistem áreas de fricção comercial entre Washington e Tóquio.
EUA e Japão selam acordo comercial com tarifas de 15%
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou um importante acordo comercial com o Japão, que estabelece taxas aduaneiras de 15% sobre os produtos nipónicos e prevê um investimento de 550 mil milhões de dólares em território norte-americano. Este pacto representa um alívio significativo face à ameaça inicial de tarifas de 25% e surge como um passo crucial para reequilibrar a balança comercial entre as duas potências económicas.



Artigos
3
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







