menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 23, 2025

Lucro da Iberdrola cai 13,8% no primeiro semestre e empresa anuncia aumento de capital de 5 mil milhões

A Iberdrola registou um resultado líquido de 3,56 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2025, uma queda de 13,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa atribuiu esta descida à ausência de mais-valias extraordinárias, como as obtidas em 2024 com a alienação de ativos no México; excluindo esse efeito, o resultado líquido teria crescido 20%.

News ImageNews ImageNews Image

Simultaneamente, a gigante energética espanhola anunciou um aumento de capital de 5 mil milhões de euros para financiar e acelerar a sua estratégia de crescimento, focada principalmente nas redes de eletricidade nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa espera que esta operação tenha um impacto positivo no lucro por ação, ao permitir um maior volume de investimentos. Os investimentos da Iberdrola no primeiro semestre já cresceram 7%, para 5,66 mil milhões de euros, com mais de 60% alocados a estes dois mercados estratégicos. Nos últimos 12 meses, o investimento total atingiu um valor recorde de 17,3 mil milhões de euros. A área de redes elétricas concentrou 54% do investimento semestral, atingindo 3,08 mil milhões de euros, um aumento de 14%. Por outro lado, o resultado operacional (EBITDA) caiu 13,8% para 8,28 mil milhões de euros, com o crescimento nos EUA e no resto da Europa a compensar uma queda de 12% na Iberdrola Espanha. A dívida líquida consolidada diminuiu 3 mil milhões de euros face ao trimestre anterior, situando-se em 52,7 mil milhões de euros.

ai briefingEm resumo
Apesar da queda no resultado líquido devido a efeitos não recorrentes, a Iberdrola reforça a sua aposta estratégica no crescimento internacional com um significativo aumento de capital, visando expandir a sua base de ativos de rede e consolidar a sua posição nos mercados norte-americano e britânico.

Artigos

3
Close