menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 23, 2025

EUA e China retomam negociações comerciais na próxima semana em Estocolmo

Os Estados Unidos e a China vão realizar uma nova ronda de negociações comerciais no início da próxima semana em Estocolmo, Suécia, marcando a continuação do diálogo entre as duas maiores economias do mundo. O anúncio foi feito pelo secretário norte-americano do Tesouro, Scott Bessent, que indicou que o objetivo principal será trabalhar numa provável prorrogação da trégua comercial de 90 dias, que termina a 12 de agosto.

News ImageNews ImageNews Image

Bessent afirmou, em entrevista à Fox Business, que, após os recentes acordos, "o comércio está numa situação muito positiva" e que a nova reunião servirá para discutir temas como o excesso de capacidade industrial da China e a compra de petróleo a países sob sanções. O representante dos EUA sublinhou que foi alcançado "um novo nível de cooperação construtiva com a China". Washington pretende convencer Pequim a orientar a sua economia mais para o consumo interno, uma vez que a sua concentração em "cerca de 30% da indústria transformadora global e das exportações" é considerada "insustentável". Do lado chinês, espera-se que insistam no acesso a tecnologias avançadas, como os semicondutores. Horas após o anúncio da reunião, o regulador chinês dos mercados suspendeu uma investigação antimonopólio contra a gigante química norte-americana DuPont, um movimento interpretado como um "gesto de boa vontade". Esta nova ronda de conversações surge após encontros anteriores em Genebra, onde foi acordada a trégua, e em Londres, onde foi assinado um acordo-quadro para aliviar restrições à exportação de bens estratégicos.

ai briefingEm resumo
A retoma das negociações entre EUA e China em Estocolmo sinaliza a intenção de ambas as partes em evitar uma escalada tarifária, procurando estender a trégua comercial e abordar desequilíbrios estruturais, num contexto de cooperação cautelosa.

Artigos

3
Close