Na última reunião, em junho, o BCE efetuou um corte de 0,25 pontos percentuais, reduzindo a principal taxa diretora para 2%. Essa foi a oitava descida desde o início do ciclo de cortes em junho de 2024 e, segundo a maioria dos analistas, deverá ser a última deste ano. A expectativa de uma pausa está alinhada com a nova estratégia do BCE, que defende uma maior flexibilidade num ambiente económico global mais incerto e volátil. Analistas do BPI Research consideram que um novo corte após esta pausa seria "preventivo e em resposta à alta incerteza geopolítica e aos riscos de queda sobre a atividade económica". A Allianz Global Investors partilha desta visão, apontando as tensões comerciais entre os EUA e a UE como o maior risco a curto prazo. A recente valorização do euro poderá também ter um efeito desinflacionista, o que pode influenciar as futuras decisões do banco central. A reunião ocorre num momento em que os mercados também estão atentos a outros indicadores, como as estimativas preliminares do PMI, que medem a atividade nos setores da indústria e dos serviços.
Mercados aguardam reunião do BCE com expectativa de manutenção das taxas de juro
Os investidores aguardam com elevada expectativa a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que se realiza esta semana em Frankfurt, prevendo-se que as taxas de juro de referência se mantenham inalteradas. As atenções estarão, por isso, centradas nas declarações da presidente da entidade, Christine Lagarde, em busca de pistas sobre os próximos passos da política monetária na zona euro.



Artigos
3
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







