menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 24, 2025

Governo nomeia Álvaro Santos Pereira para suceder a Mário Centeno no Banco de Portugal

O Governo português anunciou a escolha do economista Álvaro Santos Pereira para o cargo de governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno, cujo mandato terminou. A decisão, tomada em Conselho de Ministros, marca uma mudança de liderança na autoridade monetária nacional, num contexto de tensões prévias entre o governador cessante e o executivo.

News ImageNews ImageNews Image

Álvaro Santos Pereira, atual economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), foi ministro da Economia e do Emprego entre 2011 e 2013, no governo liderado por Pedro Passos Coelho. Ao anunciar a nomeação, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, justificou a escolha com o currículo “altamente reconhecido” do economista, descrevendo-o como “um profundo conhecedor da economia portuguesa e internacional” e uma “voz muito reputada”. Questionado sobre a não recondução de Mário Centeno, o ministro afirmou que o Governo entendeu escolher alguém que considera ser “melhor para o cargo”, destacando a independência de Santos Pereira por não vir “nem de dentro do banco, nem vem de um governo”. A nomeação ocorre após um período de divergências públicas entre Centeno e o governo de Luís Montenegro em temas como as contas públicas e políticas para a juventude. A decisão de não reconduzir um governador após o primeiro mandato é invulgar. Antes de assumir funções, Álvaro Santos Pereira terá de ser ouvido na Assembleia da República.

ai briefingEm resumo
A nomeação de Álvaro Santos Pereira representa uma clara viragem na liderança do Banco de Portugal, sinalizando a preferência do Governo por um perfil com vasta experiência internacional e independente das mais recentes conjunturas políticas nacionais, encerrando assim o mandato de Mário Centeno.

Artigos

3
Close