Álvaro Santos Pereira, atual economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), foi ministro da Economia e do Emprego entre 2011 e 2013, no governo liderado por Pedro Passos Coelho. Ao anunciar a nomeação, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, justificou a escolha com o currículo “altamente reconhecido” do economista, descrevendo-o como “um profundo conhecedor da economia portuguesa e internacional” e uma “voz muito reputada”. Questionado sobre a não recondução de Mário Centeno, o ministro afirmou que o Governo entendeu escolher alguém que considera ser “melhor para o cargo”, destacando a independência de Santos Pereira por não vir “nem de dentro do banco, nem vem de um governo”. A nomeação ocorre após um período de divergências públicas entre Centeno e o governo de Luís Montenegro em temas como as contas públicas e políticas para a juventude. A decisão de não reconduzir um governador após o primeiro mandato é invulgar. Antes de assumir funções, Álvaro Santos Pereira terá de ser ouvido na Assembleia da República.
Governo nomeia Álvaro Santos Pereira para suceder a Mário Centeno no Banco de Portugal
O Governo português anunciou a escolha do economista Álvaro Santos Pereira para o cargo de governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno, cujo mandato terminou. A decisão, tomada em Conselho de Ministros, marca uma mudança de liderança na autoridade monetária nacional, num contexto de tensões prévias entre o governador cessante e o executivo.



Artigos
3Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




