Álvaro Santos Pereira, atual economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), foi ministro da Economia e do Emprego entre 2011 e 2013, no governo liderado por Pedro Passos Coelho. Ao anunciar a nomeação, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, justificou a escolha com o currículo “altamente reconhecido” do economista, descrevendo-o como “um profundo conhecedor da economia portuguesa e internacional” e uma “voz muito reputada”. Questionado sobre a não recondução de Mário Centeno, o ministro afirmou que o Governo entendeu escolher alguém que considera ser “melhor para o cargo”, destacando a independência de Santos Pereira por não vir “nem de dentro do banco, nem vem de um governo”. A nomeação ocorre após um período de divergências públicas entre Centeno e o governo de Luís Montenegro em temas como as contas públicas e políticas para a juventude. A decisão de não reconduzir um governador após o primeiro mandato é invulgar. Antes de assumir funções, Álvaro Santos Pereira terá de ser ouvido na Assembleia da República.
Governo nomeia Álvaro Santos Pereira para suceder a Mário Centeno no Banco de Portugal
O Governo português anunciou a escolha do economista Álvaro Santos Pereira para o cargo de governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno, cujo mandato terminou. A decisão, tomada em Conselho de Ministros, marca uma mudança de liderança na autoridade monetária nacional, num contexto de tensões prévias entre o governador cessante e o executivo.



Artigos
3
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






