O acordo entre os EUA e o Japão, que fixou as tarifas em 15%, serviu de catalisador para os mercados europeus. Os investidores interpretaram este desenvolvimento como um sinal de que a administração Trump está disposta a negociar, aumentando a probabilidade de um desfecho semelhante para a UE e afastando o cenário de uma guerra comercial total com tarifas de 30%. A reação no setor foi imediata: as ações da Stellantis lideraram os ganhos, subindo mais de 9%. A Volkswagen e a Mercedes-Benz também registaram valorizações expressivas, próximas de 6%, enquanto a BMW avançou mais de 4%. Este desempenho positivo contrasta com as dificuldades que o setor tem enfrentado, com a Stellantis, por exemplo, a acumular uma perda de quase 32% desde o início do ano. O alívio nas tensões comerciais é crucial para a indústria automóvel europeia, que tem nos Estados Unidos um dos seus principais mercados de exportação e que seria severamente penalizada por um aumento das barreiras comerciais.
Ações de fabricantes de automóveis europeus disparam com esperança de acordo tarifário
O setor automóvel europeu registou fortes valorizações em bolsa na quarta-feira, impulsionado pelo otimismo de que a União Europeia possa alcançar um acordo comercial favorável com os Estados Unidos, semelhante ao que foi negociado com o Japão. A perspetiva de evitar tarifas punitivas levou a uma corrida às ações dos principais fabricantes do continente.



Artigos
3Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




