menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 25, 2025

Impresa Agrava Prejuízos e Falha Venda Estratégica da Sede

O grupo de media Impresa, detentor da SIC e do jornal Expresso, viu os seus prejuízos agravarem-se no primeiro semestre de 2025 para 5,1 milhões de euros, um aumento de 27,1% face ao período homólogo. A empresa anunciou também o fracasso das negociações com um fundo do BPI para a venda do seu edifício-sede em Paço de Arcos, uma operação avaliada em 37 milhões de euros que era vista como crucial para reduzir o endividamento.

News ImageNews ImageNews Image

As receitas consolidadas do grupo diminuíram 0,8%, para 85,9 milhões de euros, com a quebra nas receitas publicitárias a não ser totalmente compensada pelo aumento na venda de conteúdos e assinaturas digitais. Os custos operacionais aumentaram 1,1%, impactados por custos de reestruturação. A dívida líquida remunerada subiu 3,8% em termos homólogos, para 148,2 milhões de euros. O falhanço na venda do imóvel, que a Impresa tinha anunciado estar em fase avançada de negociações, representa um revés significativo nos planos da empresa para fortalecer a sua estrutura financeira. Em comunicado, o grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão afirmou que, "não tendo as partes chegado a acordo final quanto às condições da transação, a mesma não se irá concretizar", mas que "continua empenhada em avaliar alternativas para o seu nível de endividamento", incluindo a operação de venda e posterior arrendamento das instalações.

ai briefingEm resumo
O agravamento dos prejuízos e o falhanço na venda da sede colocam a Impresa numa posição financeira mais delicada. A empresa enfrenta o desafio de reestruturar os seus custos e encontrar novas fontes de receita num mercado de media em profunda transformação, ao mesmo tempo que precisa de encontrar alternativas para reduzir a sua dívida.

Artigos

4
Close