Torsten Sløk, economista-chefe da Apollo, gestora com 640 mil milhões de euros em ativos, afirmou que a "bolha de inteligência artificial da atualidade é maior" do que a das dot-com, argumentando que as 10 maiores empresas do S&P 500 "estão hoje mais sobrevalorizadas" do que na década de 1990. Estas empresas, como Nvidia, Microsoft, Apple e Alphabet, têm anunciado investimentos avultados na área. Na mesma linha, William Snead, CIO da SMEAD Capital Management, escreveu numa carta a investidores que o mercado está "na fase final de um episódio especulativo que tem uma grande probabilidade de acabar mal". Snead criticou o facto de, desde abril, as empresas não lucrativas do índice Russell 3000 terem tido ganhos de 36%, superando as empresas lucrativas, um comportamento que compara à especulação de 2021, que foi seguida por uma forte correção em 2022. Ambos os analistas demonstram receio perante a ganância do mercado e a preferência por ações populares e especulativas em detrimento de empresas com lucros comprovados.
Economistas Alertam para Risco de Bolha Especulativa em Inteligência Artificial
Economistas de gestoras de ativos proeminentes alertaram ontem para os riscos de uma bolha especulativa no setor da inteligência artificial (IA), comparando a euforia atual com o período da bolha "dot-com" do final dos anos 90. Os avisos surgem num momento em que as ações de tecnologia, impulsionadas pela IA, atingem valorizações recorde e impulsionam os principais índices bolsistas.


Artigos
2Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







