menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 26, 2025

Sonaecom vê lucros semestrais caírem 56,6% devido a menor contributo da NOS

A Sonaecom, holding que detém uma participação maioritária na operadora NOS, registou uma queda de 56,6% no seu resultado líquido atribuível aos acionistas no primeiro semestre de 2025, que se fixou em 21,4 milhões de euros.

News ImageNews Image

Este decréscimo acentuado, em comparação com os 49,2 milhões de euros de lucro no mesmo período de 2024, é justificado pela empresa com a "evolução dos resultados direto e indireto". A principal causa apontada foi a menor contribuição da NOS, que no primeiro semestre do ano anterior tinha beneficiado de ganhos extraordinários significativos. Estes ganhos incluíram a mais-valia resultante da venda de um portfólio de torres de telecomunicações à Cellnex e receitas de decisões judiciais favoráveis. Consequentemente, a contribuição das empresas consolidadas pelo método de equivalência patrimonial, onde a NOS tem o maior peso, diminuiu de 52,7 milhões para 40 milhões de euros. O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da Sonaecom também refletiu esta tendência, recuando 27,5% para 34,3 milhões de euros. O volume de negócios consolidado da empresa, que inclui o jornal Público, atingiu os 9 milhões de euros, uma ligeira descida de 2% face ao período homólogo. A Sonaecom, maior acionista da NOS com 37,37% do capital, viu assim os seus resultados serem diretamente impactados pela normalização dos ganhos da operadora, que esta semana também comunicou uma queda de 21,2% nos seus próprios lucros semestrais.

ai briefingEm resumo
Os lucros da Sonaecom caíram 56,6% no primeiro semestre, para 21,4 milhões de euros, um resultado largamente explicado pela menor contribuição da NOS, cujos resultados do ano anterior haviam sido inflacionados por ganhos extraordinários não recorrentes.

Artigos

2
Close