O sindicato denuncia que a transportadora aérea, que detém 49,9% da Menzies, está a utilizar técnicos de manutenção da própria TAP para executar funções dos grevistas, como as comunicações críticas entre a placa e o 'cockpit', uma prática que o SIMA classifica como uma “violação grosseira da lei da greve”. Em resposta, fonte oficial da TAP assegura que a empresa está a atuar “no estrito cumprimento da lei” para minimizar o impacto nos passageiros. A paralisação, convocada pelo SIMA e pelo Sindicato dos Transportes (ST), é a primeira de uma série de cinco greves de quatro dias agendadas para os fins de semana até ao início de setembro. Os trabalhadores reivindicam o fim de salários base abaixo do salário mínimo nacional, o pagamento de horas noturnas e melhores condições salariais. O impacto da greve tem sido significativo, com mais de 40 voos cancelados no sábado e pelo menos 27 no domingo, em Lisboa. Adicionalmente, a paralisação teve, pela primeira vez em dez anos, adesão no aeroporto do Porto. O SIMA adverte para um efeito “bola de neve”, prevendo uma “degradação total do serviço” caso a administração da Menzies não regresse às negociações para resolver as reivindicações dos trabalhadores.
Greve na Menzies Causa Caos nos Aeroportos e Envolve a TAP em Polémica
A greve dos trabalhadores da empresa de 'handling' SPdH/Menzies está a provocar perturbações severas nos aeroportos portugueses, especialmente em Lisboa, com dezenas de voos cancelados em plena época alta de verão. O conflito laboral ganhou uma nova dimensão com as acusações do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) de que a TAP está a “sabotar a greve” através da substituição ilegal de trabalhadores.



Artigos
5
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







