As principais consultoras imobiliárias, como a Cushman & Wakefield (C&W), JLL, CBRE e Savills, traçam um retrato positivo e unânime do setor. Segundo a JLL, os números confirmam “o contínuo interesse dos investidores no setor e refletem a robustez do mercado turístico português”. Um dado relevante, sublinhado pela CBRE, é que 71% deste investimento foi assegurado por capital internacional, destacando que “Portugal surge, pela primeira vez, no topo das preferências dos investidores europeus”. Este dinamismo é impulsionado pelo crescimento sustentado do turismo, em particular pelo aumento de visitantes norte-americanos, que possuem um elevado poder de compra. O pipeline de novos projetos permanece forte, com a C&W a contabilizar cerca de 110 projetos para os próximos três anos e a JLL a apontar para 115 projetos em desenvolvimento. As consultoras são unânimes em afirmar que não se registam cancelamentos de projetos por falta de confiança no mercado, mas sim atrasos decorrentes da morosidade dos processos de licenciamento. Gonçalo Garcia, da C&W, menciona transações de grande dimensão já concluídas em 2025, como os hotéis Anantara Vilamoura e Cascais Miragem, que exemplificam o “apetite estável” pelo investimento em hotelaria no país.
Investimento Hoteleiro em Portugal Atinge 331 Milhões de Euros e Supera Incertezas
O setor hoteleiro português registou um desempenho notável no primeiro semestre de 2025, atraindo um volume de investimento de 331 milhões de euros. Este valor representa um crescimento homólogo de 33%, demonstrando a confiança dos investidores no mercado nacional, apesar de um contexto global marcado por incertezas económicas e tensões geopolíticas, como a guerra de tarifas.



Artigos
5
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







