O 'top cinco' dos municípios mais ricos não sofreu alterações face ao ano anterior, com Lisboa (14.282 euros), Alcochete (13.654 euros), Cascais (13.406 euros) e Coimbra (13.241 euros) a seguirem Oeiras. No total, 71 concelhos apresentaram valores superiores à referência nacional, concentrando-se maioritariamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e noutras zonas do litoral. Em contrapartida, as sub-regiões do Alto Tâmega e Barroso (9.449 euros) e do Tâmega e Sousa (9.819 euros) registaram os rendimentos medianos mais baixos, evidenciando um fosso profundo entre o litoral e o interior. Um dado particularmente notável é o do município de Odemira, o único em todo o país onde o valor mediano do rendimento líquido por pessoa diminuiu em 2023 (-0,3%). O presidente da Câmara, Hélder Guerreiro, atribui esta realidade à predominância de setores como a agricultura e o turismo, que tradicionalmente pagam salários mais baixos, e à ausência de um setor industrial mais robusto.
Rendimentos em Portugal Crescem mas Desigualdades Territoriais Acentuam-se
Oeiras manteve-se em 2023 como o município com o valor mediano de rendimento líquido por pessoa mais elevado de Portugal, atingindo 15.862 euros, de acordo com as Estatísticas do Rendimento ao Nível Local divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Embora o rendimento mediano nacional tenha subido 7,2% para 11.446 euros, os dados revelam uma persistente e acentuada desigualdade entre as diferentes regiões do país.



Artigos
5
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







