Corticeira Amorim mantém lucros apesar da quebra nas vendas semestrais
A Corticeira Amorim demonstrou resiliência ao encerrar o primeiro semestre de 2025 com um resultado líquido de 36,8 milhões de euros, um ligeiro aumento de 0,8% em relação ao período homólogo. Este desempenho foi alcançado apesar de uma queda de 5,5% nas vendas consolidadas, que se fixaram em 473 milhões de euros, num cenário macroeconómico adverso. A empresa comunicou à CMVM que a sua atividade continuou a ser impactada por um "contexto de mercado desfavorável e de elevada incerteza decorrente das tarifas dos EUA". O CEO, António Rios de Amorim, afirmou que "a atividade da empresa em 2025 continuou a ser condicionada por um contexto de mercado desafiante, marcado por elevada incerteza, decorrente de tensões geopolíticas e de profundas alterações ao nível do comércio internacional". O EBITDA consolidado recuou 8% para 86,9 milhões de euros, penalizado pelo aumento dos preços de consumo e pela qualidade da matéria-prima, embora parcialmente compensado pela redução de custos de estrutura e ganhos de eficiência. A empresa destacou que os seus esforços se focaram na "redução do nível de endividamento e proteção da rentabilidade". A dívida remunerada líquida desceu para 153,1 milhões de euros, uma redução de 42,6 milhões face ao final de 2024, mesmo após o pagamento de dividendos. Apesar dos resultados positivos, a reação do mercado bolsista foi negativa, com as ações a perderem 2,57% numa das sessões.



Artigos
4
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







