FMI revê em alta crescimento mundial para 3% em 2025 devido a alívio comercial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou as suas previsões para a economia global, projetando agora um crescimento de 3% em 2025 e 3,1% em 2026, uma revisão em alta de 0,2 e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, face às estimativas de abril. A principal razão para este otimismo é o desanuviamento das tensões comerciais, nomeadamente a aplicação de taxas alfandegárias médias efetivas nos EUA inferiores às anteriormente anunciadas. A instituição liderada por Kristalina Georgieva destacou que a economia mundial mantém uma "resiliência ténue no meio de uma incerteza persistente". Para a Zona Euro, o FMI prevê um crescimento de 1% este ano, uma melhoria de 0,2 pontos percentuais, largamente impulsionada pelo forte desempenho do PIB da Irlanda no primeiro trimestre, resultante de um aumento nas exportações farmacêuticas para os EUA em antecipação às tarifas. Sem o contributo irlandês, a revisão para a área do euro seria de apenas 0,1 pontos. A China, segunda maior economia mundial, deverá crescer 4,8%, uma revisão em alta significativa de 0,8 pontos, refletindo uma atividade mais forte no primeiro semestre e a redução das tarifas com os EUA. Para os Estados Unidos, a previsão de crescimento foi ajustada para 1,9% em 2025 e 2% em 2026. Apesar da revisão positiva, o FMI alerta que os riscos para as perspetivas se inclinam para o lado negativo, incluindo uma possível escalada de tensões geopolíticas ou um ressurgimento das disputas tarifárias, que poderiam levar a um crescimento mais fraco.



Artigos
13
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







