FMI revê em alta crescimento mundial para 3% em 2025 devido a alívio comercial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou as suas previsões para a economia global, projetando agora um crescimento de 3% em 2025 e 3,1% em 2026, uma revisão em alta de 0,2 e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, face às estimativas de abril. A principal razão para este otimismo é o desanuviamento das tensões comerciais, nomeadamente a aplicação de taxas alfandegárias médias efetivas nos EUA inferiores às anteriormente anunciadas. A instituição liderada por Kristalina Georgieva destacou que a economia mundial mantém uma "resiliência ténue no meio de uma incerteza persistente". Para a Zona Euro, o FMI prevê um crescimento de 1% este ano, uma melhoria de 0,2 pontos percentuais, largamente impulsionada pelo forte desempenho do PIB da Irlanda no primeiro trimestre, resultante de um aumento nas exportações farmacêuticas para os EUA em antecipação às tarifas. Sem o contributo irlandês, a revisão para a área do euro seria de apenas 0,1 pontos. A China, segunda maior economia mundial, deverá crescer 4,8%, uma revisão em alta significativa de 0,8 pontos, refletindo uma atividade mais forte no primeiro semestre e a redução das tarifas com os EUA. Para os Estados Unidos, a previsão de crescimento foi ajustada para 1,9% em 2025 e 2% em 2026. Apesar da revisão positiva, o FMI alerta que os riscos para as perspetivas se inclinam para o lado negativo, incluindo uma possível escalada de tensões geopolíticas ou um ressurgimento das disputas tarifárias, que poderiam levar a um crescimento mais fraco.



Artigos
13Economia
Ver mais
A TAP e outras 20 companhias aéreas que operam na União Europeia (UE) comprometeram-se a esclarecer as suas práticas ambientais devido a afirmações consideradas enganosas por entidades da defesa do consumidor, anunciou hoje a Comissão Europeia.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, que resultará num documento que será submetido a votação no Domingo, com vista à formalização de uma proposta de compra da Azores Airlines. “Após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão […] O conteúdo Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation aparece primeiro em Presstur.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou hoje que existe um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na privatização da Azores Airlines, reiterando “total disponibilidade” para um “desfecho positivo” do processo. “O SPAC confirma o avanço positivo das negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição […] O conteúdo Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Sports, o 3-Litre. Estreia dentro de uma semana, em Nova Iorque, EUA. Dentro de uma semana, em Nova Iorque, a Bentley irá revelar oficialmente, e na íntegra, uma criação muito especial, baseada no Continental GT: o novo Supersports. Cem anos...







