Stellantis reverte para prejuízo de 2,3 mil milhões de euros pressionada por tarifas
O grupo automóvel Stellantis, detentor de marcas como Peugeot, Fiat e Chrysler, anunciou um prejuízo de 2.256 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, uma inversão acentuada face ao lucro de 5.646 milhões de euros obtido no mesmo período do ano anterior. A empresa atribuiu este resultado negativo a uma quebra de 13% nas receitas, que totalizaram 74.261 milhões de euros, e ao impacto significativo das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. A construtora estima que o impacto líquido das tarifas deverá rondar os 1,5 mil milhões de euros para o ano de 2025, dos quais 300 milhões foram incorridos já no primeiro semestre. A quebra nas receitas foi particularmente sentida nas regiões da América do Norte, com uma redução de 26%, e na Europa Alargada. Para além das tarifas, a empresa mencionou o efeito de "taxas de câmbio desfavoráveis" e a diminuição do volume no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros como fatores contribuintes. Os resultados incluem ainda custos de reestruturação de 522 milhões de euros e um encargo de 239 milhões relacionado com a campanha de substituição dos airbags Takata. O recém-empossado CEO, Antonio Filosa, reconheceu que 2025 "está a mostrar-se um ano difícil, mas também de melhorias graduais", apontando para sinais de progresso em comparação com o segundo semestre de 2024. Para a segunda metade do ano, a Stellantis espera uma melhoria nos resultados, impulsionada por um aumento das receitas.



Artigos
5Economia
Ver mais
A TAP e outras 20 companhias aéreas que operam na União Europeia (UE) comprometeram-se a esclarecer as suas práticas ambientais devido a afirmações consideradas enganosas por entidades da defesa do consumidor, anunciou hoje a Comissão Europeia.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, que resultará num documento que será submetido a votação no Domingo, com vista à formalização de uma proposta de compra da Azores Airlines. “Após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão […] O conteúdo Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation aparece primeiro em Presstur.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou hoje que existe um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na privatização da Azores Airlines, reiterando “total disponibilidade” para um “desfecho positivo” do processo. “O SPAC confirma o avanço positivo das negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição […] O conteúdo Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Sports, o 3-Litre. Estreia dentro de uma semana, em Nova Iorque, EUA. Dentro de uma semana, em Nova Iorque, a Bentley irá revelar oficialmente, e na íntegra, uma criação muito especial, baseada no Continental GT: o novo Supersports. Cem anos...







