Stellantis reverte para prejuízo de 2,3 mil milhões de euros pressionada por tarifas
O grupo automóvel Stellantis, detentor de marcas como Peugeot, Fiat e Chrysler, anunciou um prejuízo de 2.256 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, uma inversão acentuada face ao lucro de 5.646 milhões de euros obtido no mesmo período do ano anterior. A empresa atribuiu este resultado negativo a uma quebra de 13% nas receitas, que totalizaram 74.261 milhões de euros, e ao impacto significativo das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. A construtora estima que o impacto líquido das tarifas deverá rondar os 1,5 mil milhões de euros para o ano de 2025, dos quais 300 milhões foram incorridos já no primeiro semestre. A quebra nas receitas foi particularmente sentida nas regiões da América do Norte, com uma redução de 26%, e na Europa Alargada. Para além das tarifas, a empresa mencionou o efeito de "taxas de câmbio desfavoráveis" e a diminuição do volume no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros como fatores contribuintes. Os resultados incluem ainda custos de reestruturação de 522 milhões de euros e um encargo de 239 milhões relacionado com a campanha de substituição dos airbags Takata. O recém-empossado CEO, Antonio Filosa, reconheceu que 2025 "está a mostrar-se um ano difícil, mas também de melhorias graduais", apontando para sinais de progresso em comparação com o segundo semestre de 2024. Para a segunda metade do ano, a Stellantis espera uma melhoria nos resultados, impulsionada por um aumento das receitas.



Artigos
5
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







