Mota-Engil assina contrato de 1,66 mil milhões para primeiro troço da Alta Velocidade
O consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil e composto por outras cinco construtoras portuguesas, assinou esta terça-feira com a Infraestruturas de Portugal o contrato de concessão para o primeiro troço da linha de Alta Velocidade, que ligará Porto (Campanhã) a Oiã. O valor do contrato ascende a 1.661 milhões de euros e terá uma duração de 30 anos, englobando um período de construção de cinco anos e 25 anos de manutenção. Este projeto representa um marco histórico para a infraestrutura nacional e um reforço substancial para a carteira de encomendas da Mota-Engil, que espera um acréscimo de cerca de 800 milhões de euros. O financiamento está assegurado por um sindicato de 12 bancos e instituições financeiras, com destaque para um empréstimo de 875 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI), o maior contrato individual assinado no âmbito do InvestEU. Adicionalmente, o projeto beneficiará de 480 milhões de euros de fundos da União Europeia. O CEO da Mota-Engil, Carlos Mota Santos, expressou o empenho do consórcio em dar continuidade ao projeto, afirmando que esperam que "o contributo das empresas portuguesas não termine em Oiã". O início dos trabalhos está previsto para o final de 2025, com a primeira fase da linha (Porto-Soure) a dever estar concluída em 2030.



Artigos
15Economia
Ver mais
A TAP e outras 20 companhias aéreas que operam na União Europeia (UE) comprometeram-se a esclarecer as suas práticas ambientais devido a afirmações consideradas enganosas por entidades da defesa do consumidor, anunciou hoje a Comissão Europeia.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, que resultará num documento que será submetido a votação no Domingo, com vista à formalização de uma proposta de compra da Azores Airlines. “Após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão […] O conteúdo Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation aparece primeiro em Presstur.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou hoje que existe um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na privatização da Azores Airlines, reiterando “total disponibilidade” para um “desfecho positivo” do processo. “O SPAC confirma o avanço positivo das negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição […] O conteúdo Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Sports, o 3-Litre. Estreia dentro de uma semana, em Nova Iorque, EUA. Dentro de uma semana, em Nova Iorque, a Bentley irá revelar oficialmente, e na íntegra, uma criação muito especial, baseada no Continental GT: o novo Supersports. Cem anos...







