Apple encerra primeira loja na China devido a concorrência e queda de vendas
A Apple anunciou que vai encerrar permanentemente uma das suas lojas físicas na China, um marco inédito para a gigante tecnológica num dos seus mercados mais cruciais. A loja, localizada no centro comercial Parkland em Dalian, fechará portas a 9 de agosto, uma decisão que reflete a crescente pressão competitiva de marcas locais e a contínua queda da sua quota de mercado. Segundo dados da consultora IDC, no segundo trimestre, a Apple caiu para o quinto lugar no ranking de vendedores de telemóveis na China, ultrapassada pelas empresas locais Huawei, Vivo, Oppo e Xiaomi. As vendas da empresa californiana registaram uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior, num mercado que, no total, recuou 4%. A situação é agravada pelo facto de a Apple acumular sete trimestres consecutivos de queda no faturamento na região da "Grande China" (que inclui a China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan), o seu terceiro principal mercado global. A empresa justificou o encerramento com "a saída de vários vendedores do centro comercial Parkland", garantindo que todos os funcionários terão a oportunidade de manter os seus postos noutras localizações. Apesar deste fecho, a Apple planeia inaugurar um novo estabelecimento em Shenzhen a 16 de agosto, enquanto o seu CEO, Tim Cook, intensifica os esforços para recuperar a posição da marca no país através de visitas e anúncios de novos investimentos.



Artigos
11
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







