Semapa adquire espanhola Imedexa por 148 milhões de euros
A Semapa anunciou a aquisição de 100% da empresa espanhola Industrias Mecánicas De Extremadura S.A. (Imedexa) por 148 milhões de euros, valor que poderá ser acrescido de uma componente adicional. Esta operação, realizada através da sua subsidiária Quotidian Podium, representa a primeira aquisição direta da holding portuguesa fora de Portugal e enquadra-se na sua estratégia de internacionalização e diversificação. A Imedexa, com sede em Cáceres e fundada em 1979, é especializada no fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade, um setor com elevado potencial de crescimento associado à transição energética. A empresa espanhola registou vendas superiores a 100 milhões de euros em 2024, com cerca de 75% destinados à exportação para mais de 50 países. Ricardo Pires, CEO da Semapa, destacou a importância da operação: "Estamos muito satisfeitos com a nossa primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa". A Semapa planeia apoiar a equipa de gestão da Imedexa num plano de crescimento ambicioso, reforçando a sua posição em geografias-chave. Esta aquisição eleva o investimento total do grupo Semapa em Espanha para mais de 250 milhões de euros no último triénio, somando-se às compras realizadas pelas suas participadas Navigator e ETSA.



Artigos
7
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou as mudanças propostas pelo consórcio AVAN Norte ao projeto da linha de alta velocidade, incluindo alterações à estação de Gaia e a construção de duas travessias sobre o Douro. Na Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE), a APA pronunciou-se pela “não conformidade ambiental do […] O conteúdo Nova estação de TGV em Gaia e 2 pontes sobre o Douro? APA já tomou decisão aparece primeiro em Viva Porto.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aprovou, no geral, as propostas de aumentos de tarifas da ANA - Aeroportos de Portugal para 2026, em Lisboa, Porto e Faro, anunciou. The post ANAC aprova subida de taxas em Lisboa, Porto e Faro first appeared on Transportes & Negócios.

Autoria: Catherine Hazel Aguilar1, David Pires2,3, Cris Cortaga4, Reynaldo Peja, Jr.5, Maria Angela Cruz6, Joanne Langres7, Mark Christian Felipe Redillas8, Leny Galvez9 and Mark Angelo Balendres8 1 Global Crop Diversity Trust, Bonn, Alemanha 2 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras, Portugal 3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora, Évora, Portugal 4 Institute […] O conteúdo Potenciar a produtividade de leguminosas em sistemas agrícolas tropicais superando desafios fitossanitários aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O Renault Clio, em novembro, foi o carro novo mais vendido no mercado europeu, informou a consultora Dataforce, com 19.213 unidades registadas na região, mais 14% do que no mês homólogo de 2024. O segmento B da marca francesa, que tem geração nova na “linha do horizonte” (a sexta desde 1990), consegue-o pela quarta vez em 2025 (primeiras três em abril, maio e junho). Independentemente do (muito) bom desempenho comercial do Clio, o Sandero da Dacia comanda a tabela de 2025, com 225.862...







