
Semapa adquire espanhola Imedexa por 148 milhões de euros
A Semapa anunciou a aquisição de 100% da empresa espanhola Industrias Mecánicas De Extremadura S.A. (Imedexa) por 148 milhões de euros, valor que poderá ser acrescido de uma componente adicional. Esta operação, realizada através da sua subsidiária Quotidian Podium, representa a primeira aquisição direta da holding portuguesa fora de Portugal e enquadra-se na sua estratégia de internacionalização e diversificação. A Imedexa, com sede em Cáceres e fundada em 1979, é especializada no fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade, um setor com elevado potencial de crescimento associado à transição energética. A empresa espanhola registou vendas superiores a 100 milhões de euros em 2024, com cerca de 75% destinados à exportação para mais de 50 países. Ricardo Pires, CEO da Semapa, destacou a importância da operação: "Estamos muito satisfeitos com a nossa primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa". A Semapa planeia apoiar a equipa de gestão da Imedexa num plano de crescimento ambicioso, reforçando a sua posição em geografias-chave. Esta aquisição eleva o investimento total do grupo Semapa em Espanha para mais de 250 milhões de euros no último triénio, somando-se às compras realizadas pelas suas participadas Navigator e ETSA.



Artigos
7






Economia
Ver mais
Empresa de armas brasileira vai transferir parte da produção para EUA
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.

Empresa de armas brasileira vai transferir parte da produção para EUA
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.

Dils mandatada pela GNB Gestão de Ativos para trazer para o mercado o Project Horizon
O ativo está localizado numa zona consolidada de Loures, à entrada do concelho de Lisboa. A sua localização estratégica beneficia de acessos rápidos às principais vias rodoviárias: A1, IC17 (CRIL) e 2.ª Circular, assegurando ligações ao centro de Lisboa, ao Aeroporto Humberto Delgado e aos concelhos vizinhos.

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana
A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros. Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…