menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 29, 2025

Lucro do Bank Millennium, detido pelo BCP, sobe 43% no primeiro semestre

O Bank Millennium, a subsidiária polaca detida em 50,1% pelo BCP, anunciou um lucro de 511 milhões de zlótis (cerca de 121,1 milhões de euros) no primeiro semestre de 2025, um aumento homólogo de 43% em moeda local. O desempenho do banco continua a ser impactado por encargos significativos relacionados com a sua carteira de créditos hipotecários em francos suíços, que totalizaram 1.019 milhões de zlótis (241,5 milhões de euros) em provisões antes de impostos. Ajustado destes itens específicos, o resultado líquido do banco polaco registou um crescimento de 7% para 1.605 milhões de zlótis (380,3 milhões de euros). O crescimento operacional foi robusto, com a margem financeira a subir 13% em termos homólogos e os proveitos 'core' a aumentarem 11%. Os custos operacionais subiram 15%, mas o resultado operacional cresceu 14%. O banco demonstrou solidez, com um rácio de capital CET1 de 13,8%, acima dos requisitos regulamentares. A base de clientes ativos também cresceu, atingindo 3,1 milhões, um aumento de 132.000 face ao ano anterior. Enquanto os empréstimos a particulares recuaram ligeiramente, o crédito a empresas registou uma subida de 7%, demonstrando a dinâmica positiva do banco no mercado empresarial polaco.

News ImageNews ImageNews Image

ai briefingEm resumo
O Bank Millennium apresentou um forte crescimento dos lucros no primeiro semestre, impulsionado por uma sólida performance operacional, apesar de continuar a enfrentar os custos associados à antiga carteira de crédito em francos suíços, reforçando a sua posição no mercado polaco.

Artigos

3

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close