O presidente executivo, Miguel Maya, destacou que "o semestre foi muito marcado pela incerteza e volatilidade por conta da guerra comercial e as guerras na Ucrânia e Médio Oriente". Apesar deste cenário, o banco demonstrou resiliência, com a margem financeira a crescer 3,3% para 1,44 mil milhões de euros, resistindo à pressão da descida das taxas de juro. As comissões também contribuíram positivamente, subindo 4% para 413,8 milhões de euros, reflexo do aumento do número de clientes ativos, que ultrapassou os sete milhões a nível do grupo. A atividade em Portugal foi particularmente robusta, gerando um lucro de 424 milhões de euros, um crescimento de 3,2%. As operações internacionais, impulsionadas pelo Bank Millennium na Polónia, cresceram 11,8%, apesar dos encargos significativos de 276,5 milhões de euros associados aos créditos em francos suíços. Do lado dos custos, registou-se um aumento de 10,5% nos custos operacionais consolidados, para 683,5 milhões de euros. O banco também viu um crescimento nos recursos de clientes, que aumentaram 5,5% para 106,2 mil milhões de euros, e na carteira de crédito, que subiu 3,4% para 60,3 mil milhões. Na bolsa, as ações do BCP reagiram positivamente, com uma subida de 0,32% para 0,69 euros, refletindo a confiança dos investidores nos resultados e na execução do plano estratégico do banco.
Lucro do BCP sobe para 502,3 milhões de euros no primeiro semestre
O BCP anunciou um aumento de 3,5% nos lucros do primeiro semestre, atingindo 502,3 milhões de euros, num período ainda marcado por um ambiente de incerteza macroeconómica e geopolítica. A margem financeira e as comissões impulsionaram os resultados, apesar do aumento dos custos operacionais.



Artigos
5Economia
Ver mais
A TAP e outras 20 companhias aéreas que operam na União Europeia (UE) comprometeram-se a esclarecer as suas práticas ambientais devido a afirmações consideradas enganosas por entidades da defesa do consumidor, anunciou hoje a Comissão Europeia.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, que resultará num documento que será submetido a votação no Domingo, com vista à formalização de uma proposta de compra da Azores Airlines. “Após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão […] O conteúdo Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation aparece primeiro em Presstur.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou hoje que existe um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na privatização da Azores Airlines, reiterando “total disponibilidade” para um “desfecho positivo” do processo. “O SPAC confirma o avanço positivo das negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição […] O conteúdo Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Sports, o 3-Litre. Estreia dentro de uma semana, em Nova Iorque, EUA. Dentro de uma semana, em Nova Iorque, a Bentley irá revelar oficialmente, e na íntegra, uma criação muito especial, baseada no Continental GT: o novo Supersports. Cem anos...







