menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 30, 2025

Economia portuguesa acelera e cresce 1,9% no segundo trimestre

A economia portuguesa recuperou no segundo trimestre de 2025, registando um crescimento de 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia, após uma contração no início do ano. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) superou algumas das previsões dos analistas e reflete uma melhoria no saldo externo.

News ImageNews ImageNews Image

Este desempenho representa uma inversão significativa face ao primeiro trimestre, cujos dados foram revistos em alta pelo INE para uma variação homóloga de 1,7% e uma contração em cadeia de 0,4%. A aceleração da atividade económica entre abril e junho foi sustentada por uma alteração nos seus principais motores. Segundo o INE, "o contributo negativo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi menos acentuado, refletindo a desaceleração mais pronunciada das importações de bens e serviços que a observada nas exportações de bens e serviços". Por outro lado, o contributo da procura interna diminuiu, "em resultado do abrandamento do investimento". A recuperação das exportações e o aumento do consumo privado em cadeia foram cruciais para este resultado. A performance da economia portuguesa no segundo trimestre alinha-se com as previsões mais otimistas e dá força à convicção do Governo de que o crescimento anual poderá rondar os 2%, apesar do arranque de ano mais fraco. O desempenho positivo da economia portuguesa contrasta com o abrandamento verificado na Zona Euro, onde o PIB cresceu apenas 0,1% em cadeia, penalizado pela contração na Alemanha e em Itália.

ai briefingEm resumo
A economia portuguesa demonstrou resiliência no segundo trimestre, invertendo a contração do início do ano com um crescimento robusto, impulsionado pela melhoria do saldo comercial e apesar de um abrandamento do investimento.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close