menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 30, 2025

Lucro da Corticeira Amorim sobe 0,8%, apesar da quebra nas vendas

A Corticeira Amorim registou um ligeiro aumento de 0,8% no lucro do primeiro semestre, para 36,8 milhões de euros, demonstrando resiliência num "contexto de mercado desafiante" que levou a uma queda de 5,5% nas vendas consolidadas, para 473,1 milhões de euros.

News ImageNews ImageNews Image

O grupo atribuiu o desempenho a um ambiente de mercado marcado por "elevada incerteza, decorrente de tensões geopolíticas e de profundas alterações ao nível do comércio internacional", com uma referência direta à incerteza gerada pelas tarifas norte-americanas. O CEO, António Rios de Amorim, referiu que a atividade foi condicionada por "uma política de compras mais cautelosa por parte dos nossos clientes". Apesar da quebra nas vendas, a empresa conseguiu proteger a sua rentabilidade. O EBITDA consolidado fixou-se em 86,9 milhões de euros, uma descida de 8% face ao período homólogo, penalizado pelo aumento dos preços de consumo e da matéria-prima. No entanto, o resultado líquido, que inclui imparidades relativas à transferência de um estabelecimento industrial de Silves para Vendas Novas, manteve-se estável. A dívida remunerada líquida apresentou uma redução significativa para 153,1 milhões de euros. A reação do mercado foi positiva, com as ações da empresa a valorizarem 2,09% na sessão de bolsa, sinalizando que os investidores valorizaram a capacidade da empresa em manter os lucros e reduzir o endividamento num cenário adverso.

ai briefingEm resumo
A Corticeira Amorim conseguiu manter a rentabilidade no primeiro semestre, com um ligeiro aumento do lucro apesar de uma quebra nas vendas, demonstrando capacidade de gestão de custos num ambiente de mercado adverso que foi bem recebido pelos investidores.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close