Euronext apresenta lucros recorde e avança com oferta pela Bolsa de Atenas
A Euronext, operadora da bolsa de Lisboa e principal infraestrutura de mercados de capitais europeus, registou lucros e receitas recorde no segundo trimestre de 2025, ao mesmo tempo que anunciou uma oferta pública de aquisição pela Bolsa de Atenas. A operação demonstra a contínua estratégia de expansão e consolidação do grupo nos mercados de capitais europeus. O grupo pan-europeu alcançou um lucro de 183,8 milhões de euros, um crescimento homólogo de 29,7%, enquanto as receitas atingiram um recorde de 465,8 milhões de euros, um aumento de 12,8%. Este foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos, impulsionado tanto pelo crescimento orgânico como por aquisições. O CEO, Stéphane Boujnah, destacou que o desempenho reflete "a robustez do modelo de negócio diversificado da Euronext, capaz de captar condições de mercado favoráveis e de gerar crescimento de receitas não dependente de volumes". De facto, as receitas não relacionadas com o volume de negociação representaram 58% do total. O ambiente de elevada volatilidade impulsionou as receitas dependentes do volume, com os mercados de ações a crescerem 9,5% e os mercados FICC (rendimento fixo, matérias-primas e divisas) a aumentarem 20,1%. Simultaneamente, a Euronext formalizou uma oferta pública de troca voluntária de ações para adquirir 100% da Hellenic Exchanges - Athens Stock Exchange (ATHEX), avaliando a empresa em aproximadamente 412,8 milhões de euros. A Euronext projeta sinergias anuais de 12 milhões de euros até 2028 com esta aquisição, que visa expandir o seu modelo integrado e posicionar a Grécia como um centro estratégico no sudeste da Europa. Boujnah afirmou que a aquisição "irá expandir o nosso modelo integrado em toda a Europa, contribuindo para concretizar a União de Poupança e Investimento".



Artigos
5Economia
Ver mais
A Assembleia da República discute atualmente, na generalidade, dois diplomas com impacto direto no dia a dia de consumidores e empresas. O enquadramento nacional do regulamento europeu dos criptoativos (MiCA), com a definição de quem supervisiona o mercado em Portugal. E a execução do Regulamento (UE) 2024/886, que uniformiza as transferências a crédito imediatas em […] O conteúdo Criptoativos e transferências imediatas: O que muda com as leis debatidas atualmente no Parlamento aparece primeiro em Viva Porto.

Coordenadora executiva do Nerpor, Rita Mendes, explica que, após um período “de interregno” na atividade, o núcleo está empenhado em “restabelecer as ligações e atrair novos associados”. A responsável, que falava à margem da apresentação do plano de ação para o período os próximos três anos, reconhece que chegar aos cerca de 500 associados é […] O conteúdo Nerpor apresenta estratégia e quer afirmar novo modelo de apoio empresarial aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O preço do cabaz alimentar voltou a subir pela terceira semana consecutiva, fixando-se agora nos 244,34 euros — o segundo valor mais alto registado nos últimos três anos. Desde o início de 2025, o aumento acumulado ultrapassa os oito euros, refletindo a persistente pressão inflacionista sobre os bens essenciais. Comparando com novembro do ano passado, […] O Artigo Preços dos alimentos disparam: cabaz alimentar atinge 244,34 euros, mais 56 euros do que em 2022 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

O secretário regional da Agricultura afirmou hoje que o Plano e Orçamento do setor para 2026 tem uma dotação de 146 milhões de euros, assegurando o compromisso com o incremento do rendimento dos agricultores e sustentabilidade da atividade agrícola.







