
Euronext apresenta lucros recorde e avança com oferta pela Bolsa de Atenas
A Euronext, operadora da bolsa de Lisboa e principal infraestrutura de mercados de capitais europeus, registou lucros e receitas recorde no segundo trimestre de 2025, ao mesmo tempo que anunciou uma oferta pública de aquisição pela Bolsa de Atenas. A operação demonstra a contínua estratégia de expansão e consolidação do grupo nos mercados de capitais europeus. O grupo pan-europeu alcançou um lucro de 183,8 milhões de euros, um crescimento homólogo de 29,7%, enquanto as receitas atingiram um recorde de 465,8 milhões de euros, um aumento de 12,8%. Este foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos, impulsionado tanto pelo crescimento orgânico como por aquisições. O CEO, Stéphane Boujnah, destacou que o desempenho reflete "a robustez do modelo de negócio diversificado da Euronext, capaz de captar condições de mercado favoráveis e de gerar crescimento de receitas não dependente de volumes". De facto, as receitas não relacionadas com o volume de negociação representaram 58% do total. O ambiente de elevada volatilidade impulsionou as receitas dependentes do volume, com os mercados de ações a crescerem 9,5% e os mercados FICC (rendimento fixo, matérias-primas e divisas) a aumentarem 20,1%. Simultaneamente, a Euronext formalizou uma oferta pública de troca voluntária de ações para adquirir 100% da Hellenic Exchanges - Athens Stock Exchange (ATHEX), avaliando a empresa em aproximadamente 412,8 milhões de euros. A Euronext projeta sinergias anuais de 12 milhões de euros até 2028 com esta aquisição, que visa expandir o seu modelo integrado e posicionar a Grécia como um centro estratégico no sudeste da Europa. Boujnah afirmou que a aquisição "irá expandir o nosso modelo integrado em toda a Europa, contribuindo para concretizar a União de Poupança e Investimento".



Artigos
5




Economia
Ver mais
Empresa de armas brasileira vai transferir parte da produção para EUA
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.

Empresa de armas brasileira vai transferir parte da produção para EUA
A brasileira Taurus, maior fabricante de revólveres do mundo, anunciou na sexta-feira que transferirá parte da produção para os Estados Unidos, diante da inviabilidade de exportar para esse país devido à tarifa adicional de 50%.

Dils mandatada pela GNB Gestão de Ativos para trazer para o mercado o Project Horizon
O ativo está localizado numa zona consolidada de Loures, à entrada do concelho de Lisboa. A sua localização estratégica beneficia de acessos rápidos às principais vias rodoviárias: A1, IC17 (CRIL) e 2.ª Circular, assegurando ligações ao centro de Lisboa, ao Aeroporto Humberto Delgado e aos concelhos vizinhos.

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana
A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros. Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…